No dia 7 de fevereiro deste ano, escrevi um post sobre o meu roupeiro. Neste, descrevia que 90% do mesmo era composto por roupa de inverno e que eu padecia deste mal de “não ter roupa de verão”. Ok, tinha alguma, mas era ridiculamente fracota a amostra, especialmente comparada com a quantidade de vestuário invernoso que (ainda) explode cabides fora.

Posso afirmar que 3 meses depois, a minha missão está concluída. O meu roupeiro já não é 90% roupa de inverno. Consegui, como só uma descompensada (ou apaixonada) conseguiria, comprar e construir um sólido roupeiro de verão repleto de artigos diversificados.

Atentem, nada foi comprado ao acaso. Fiz uma lista das coisas que queria, algumas até mesmo que precisava, e ia fazendo “vistos” à medida que as ia adquirindo. Tudo é um pretexto para usar material de papelaria, canetas várias, e manter todo este processo catalogado como só uma Virgem com ascendente em Virgem poderia superar. Um Capricórnio regrado (eu) deu conta do recado.

Sei precisamente tudo o que comprei. Desde calças, calções, saias, vestidos, blazers nude e coloridos, sandálias, algumas carteiras novas e muitos acessórios. Se tiver de calcular a percentagem, direi mesmo que já é um 50/50. Se gastei muito dinheiro? Sim. Se estou arrependida? Não. Voltaria a comprar tudo, exactamente o mesmo e nas mesmas lojas. Por ordem, acho que a que ganhou aos pontos foi a Mango. Muita roupa foi comprada lá. De seguida, quase num empate, mas ainda não, a & Other Stories.

Posso-vos dizer, especificamente, o que comprei:

12 saias (minissaias, saias midi e saias longas)

8 vestidos

17 pares de calças (incluíndo culottes, jeans, jardineiras e calças estilo fato com corte direito)

4 calções

19 partes de cima: tops e t-shirts

10 camisas (em popelina, linho, algodão)

7 pares de calçado (incluindo quatro Melissas e duas botas de cowboy)

4 blazers, duas gabardines, um casaco de ganga e um casaco estilo tweed

cardigans/sweaters de meia-estação

2 mãos cheias de fatos de banho e biquínis novos

Inúmeros acessórios e outras categorias etc, etc.

Se acho que não vou comprar mais nada? Óbvio que estaria a mentir com todos os dentes. Mas claro que me sinto mais confortável e especialmente inspirada para criar looks vários. A oferta que tinha era mesmo desmotivadora, relembrando o facto que fazer outfits do dia faz parte do meu trabalho. Tenho dias que, estilo criança, apetece-me vestir tudo ao mesmo tempo. E fico feliz de saber que já consigo ter controlo no acto da compra. Por exemplo, esta semana, em Madrid, quis comprar camisolas de lã. Estive mesmo com 2 no braço. Não sei onde fui buscar o juízo e a firmeza para não as comprar, mas ambos estiveram lá. Voltei a pousar os artigos e foquei-me no meu objectivo: ter tanto orgulho na minha roupa de verão como tenho na de inverno.

Agora sim, tenho um guarda-roupa lusitano, digno de uma alma carente de sol o ano inteiro.

Prometo, talvez, trazer-vos um tema menos mundano na próxima segunda-feira, apenas não consegui resistir a partilhar convosco o meu “sucesso”. Era mesmo viciada em comprar malhas e casacos. Custou-me mesmo, genuinamente, não comprar nada de inverno nestes últimos meses. Principalmente nos saldos e nas promoções e quês. Uma malha maravilhosa da & Other Stories de 89€ a 45€?! Controla-te Joana, tu consegues, é só uma camisola, é SÓ uma camisola e tu vais conseguir viver sem ela. As duas de Madrid ainda me acompanham em pensamentos aleatórios. Olá, o meu nome é Joana e sou viciada em comprar malhas, mas tenho um ‘ganda closet de verão? Querem ver? É só seguirem-me no Instagram.

xxx