Com tanta coisa relevante para escrever, decidi ir pelo caminho contrário e falar das coisas mais tolas possíveis mas, mas (!!) não menos interessantes dados os tempos estranhos em que vivemos. Este post é sobre as 10 coisas que eu me recuso a fazer e a usar durante o isolamento social e as 10 coisas que mais me têm preenchido os dias neste período invulgar, excessivo e desconhecido até então. Será que partilhamos algum destes hábitos? Será que somos soulmates?! Será que caminho para a loucura? Tantas questões, tanto tempo, tão pouca vontade. Vamos anotar: Isolamento social dia 50.
10 coisas que eu não consigo usar durante o isolamento social:
- Skinny Jeans, impossível, sentir-me apertada fisicamente quando já o estou emocionalmente? No way Jose!!
- Brincos, infelizmente faço alergia a tudo nas orelhas, até a ouro, por isso, acessórios só fios e lenços na cabeça.
- Roupa feia ou “para desenrascar”, ou estou de fato de treino ou de pijama fofinho, a roupa influencia muito o meu estado de espírito e o ser boneca de trapos nunca esteve na minha lista de objectivos a cumprir “when I grow up”.
- Maquilhagem, especialmente base e máscara de pestanas. Again, noooo fucking way! Quem tem a pele atópica irá perceber.
- Andar de robe pela casa. Não. Não. Traz-me todas as vibes de “dói-me a garganta, onde está o termómetro?”
- Sapatos desconfortáveis. Já dei comigo de saltos só para me sentir a lady, enquanto escrevo e faço tarefas mais fáceis. Mas, no geral, estar em casa pede sneakers, mules, chinelos cute e por aí fora.
- Perfumes. Faz-me imensa confusão estar imensamente perfumada porque o associo a “ir à rua”. Em vez disso, uso cremes e óleos com fragrâncias mais frescas e suaves e águas de colónia da Nuxe e mesmo de bebé.
- Cabelo oleoso, parece estranho não é? ahah tem alguma piada mas, tem muita explicação. Ora então, cabelo oleoso é sinal de falta de higiene na minha cabeça. Por isso, mesmo que tenha lavado o cabelo no dia anterior, se tive um dia mais stressante ou apanhei muita chuva, lavo o cabelo! É essencial sentir-me sempre bem e composta.
- Andar despenteada, este, vem de mãos dadas com o número 8. Um cabelo bonito torna o dia mais fáci.
- Por último mas não menos importante, mãos secas, unhas por limar e descuidadas. Estar no campo, e em casa, não é desculpa para descuidar das nossas preciosas mãozinhas que tanto sofrem com o excesso de água preciso (e urgente) neste momento.
10 coisas que me têm salvado os dias durante o isolamento social:
- Escrever! Comecei a rubrica Textos Biográficos aqui no blog e tenho encontrado na escrita um prazer absoluto. Escrever é uma catarse, uma purgação, uma libertação, um contentamento pleno e puro.
- Fotografar! Como adoro arranjar-me e fazer fotos para partilhar com vocês, seja aqui no blog ou no IG. Fotografar looks, ideias, paisagens… A fotografia cresce todos os dias em mim, lado a lado com a escrita.
- Ser pastora! Ora pois é, acho que já é um dado adquirido assumir que vocês sabem que eu tenho 4 cabrinhas anãs e que elas são a luz dos meus dias e a alegria dos meus olhos. O vosso feedback é encantador. A Natureza e os animais são uma salvação inegável nos tempos mais difíceis.
- Das cabras passo subtilmente para as compras. Uma pessoa coerente é assim!! Mas é verdade, as compras online já não são um vício só, são mesmo um escape puro e uma pequena aproximação da minha “antiga” vida pré-pandemia. Navegar nas apps das minhas lojas preferidas tem sido mais que um hobby, tem-me enchido as manhãs com entregas de coisas novas e mantido o ânimo um bocadinho mais up!
- Skincare! Oh o prazer de ter trazido 7kg de produtos e de cuidar de mim sem limites. Inúmeros séruns, óleos, cremes, tudo! A vida são 2 dias e o isolamento são 3. Quando isto acabar vou estar estilo Benjamin Button, REJUVENESCI!
- Youtube. É verdade amores…. A vossa girl é addicted to youtube e é mesmo um prazer ter vlogs diários das minhas youtubers preferidas, quase todas inglesas e americanas. Adoro a Estée Lalonde, a Emma Chamberlain, a Jenna Marbles, a TheMoments, a Samantha Maria, a Arden Rose, a Amelia Liana, o Brad Mondo… Etc etc.
- Ler, tenho tido tempo e vontade de ler muito outra vez. Às vezes a ansiedade troca-me as voltas e é difícil focar-me mas trouxe imensos livros e revistas para nada me faltar para alimentar o cérebro. A par com o ler, incluo a música. Fonte número um da minha sanidade mental.
- Falar com amigas. Tenho reencontrado amizades não perdidas mas mais “paradas”, a chama acendeu-se outra vez com várias pessoas do passado e consigo perceber, com muita clareza, com quem quero partilhar o meu estado de espírito, com quem me preocupo genuinamente e com quem quero falar. Este distanciamento aproximou-me muito de imensas pessoas e isso tem sido uma descoberta magnífica.
- Treinos! Tenho uma app no telefone que tenho seguido religiosamente e me tem motivado imenso. Nunca faço mais de 20 minutos por dia, nem o faço sequer todos os dias, mas tenho adorado a adrenalina de me sentir activa e mais fit.
- Por último, dormir! Como tem chovido imensamente (…) a sério, ao ponto de ponderar atirar-me do telhado de já não aguentar tanto céu cinzento, tanta nuvem nem tanta água, faço birra e visto o pijama. Este tempo traz-me muita melancolia e sempre que quero, sem hesitar, deito-me! Deito-me e durmo. Algumas das regalias de ainda não ter filhos, right? …