Gosto muito de ter objectivos específicos para o início de um novo calendário. Para o ano de 2020 o primeiro objectivo que delineei foi comprar menos. Não só em roupa mas em tudo no geral. Comprar pouco e bom, não comprar em quantidade nem comprar para aproveitar aquela promoção espetacular e/ou os saldos. Exemplo; Zara Home. Se vou à Zara Home à procura de uma manta, é a manta que compro e não me disperso a trazer peças aleatórias só porque estão muito mais baratas. Se estiver a ponderar uma mini makeover no quarto, óbvio que me posso exceder, mas, em regra geral, é ir com um foco e não dispersar. No fim do dia, a verdade é que eu detesto sentir-me sufocada com coisas. Gosto de possuir essas “coisas”, dão-me prazer estético e conforto. Mas possuir muitas coisas, em demasia, dá a volta e causa-me ansiedade. Um exemplo, para que preciso eu de 30 canecas a uso, 50 batons, 10 bases a uso… Estão a ver o padrão? Não preciso e não gosto do que me faz sentir.

Por não gostar deste sentimento, vou partilhar com vocês a mudança mais drástica que vai ocorrer este ano. Ora em cada mês só posso comprar 4 peças de vestuário (gorros, botas incluídos), ou seja, neste mês só posso comprar 4 artigos. E, incrivelmente, estamos a dia 23 e só comprei 1 par de botas. É verdade que fui a Paris, contudo, as viagens são a excepção, em viagens posso comprar mais. Mas em casa, no Chiado, online… Na minha rotina, o limite é 4! E o pior? Não é acumulável. Se, por exemplo, só comprar 3 peças em Janeiro, isto não significa que em Fevereiro o número aumenta para 5. Não, mantêm-se os 4 artigos por mês durante todo o ano de 2020. E isto pode parecer zero difícil, mas acreditem, facilmente me sento no sofá e tenho 6 itens added to basket na Topshop. E 2 dias depois entro na H&M e compro uma camisola. Percebem? Vai mesmo ser um desafio! Mas estou super pronta para ele. E motivada.

Como disse, as viagens são excepção. Tenho em Fevereiro mais uma viagem agendada, desta vez, a Berlim e claro, aqui o limite é delimitado pelo meu bom senso, carteira e espaço na bagagem. Mas o meu mindset está mesmo diferente e por isso estou com confiança que nada vai sair dos eixos.

Exercício físico! Já percebi que não vou nunca talvez ser ratinho do ginásio (sem qualquer sarcasmo). Adorava, mas o facto de não ter um à porta de casa ou a uma distância razoável para caminhar fazem com que seja impossível sustentar um hábito que sei que vou falhar. Moro no centro de Lisboa, mas numa zona que na verdade não tem nada. Não tenho metro, tenho de pegar no carro para tudo e depois só tenho onde o estacionar a partir das 18.30. Às 18.30 Lisboa está o caos com trânsito logo a solução não passa por ir ao Gym a essa hora. E além disso, eu gosto de fazer exercício de manhã. Por isso, enquanto não encontro solução, tenho feito em casa e tenho conseguido ser consistente. Viva à resiliência de um bom Capricorniano.
Ando a pensar em Pilates, nunca fiz mas parece-me o passo a seguir devido a todos os benefícios da prática do mesmo. Quero focar-me no corpo. Também ponderei yoga. Na verdade, quero algo muito body + mind. E deste ano não passa, mesmo que em casa, enquanto não arranjamos solução.

Por último, alimentação. Focar-me a dar ao meu corpo os ingredientes necessários para o regenerar. Após 1 ano muito difícil a nível alimentar, quero entrar em 2020 com baby steps mas acima de tudo com confiança que corpo são mente sã. E a ajuda já está a caminho.

Pouco pouquinho é preciso, para lentamente mas com vontade voltar tudo a fazer sentido. Sinto que a meio de 2019 perdi o controlo e é bom saber que estou a tê-lo de volta e que estou pronta para um ano icónico. Não me perguntem porquê, apenas sinto que 2020 vai ser DA SHIT. (Drops the mic.)

Casaco Bimba y Lola (2017)/ Camisa Pepe Jeans (2018)/ Carteira Louis Vuitton
Óculos Chloé (2019)/ Botas e Jeans Zara