Então supostamente, hoje é o dia mais triste do ano. A terceira segunda-feira do mês, conhecida como a Blue Monday. Para arrebitar a coisa decidi falar sobre as 5 beauty trends mais estapafúrdias do momento. Aquelas tendências no mundo da beleza que estou internamente a desaprovar desde o seu aparecimento. Estas são imensas, obvio, mas as que eu vou mencionar, são low key as que considero mais abrangentes e mainstream.

  1. Número um: Fake Freckles. Amo uma cara com sardas, talvez seja mesmo o epítome do Lolita look. A eterna mulher jovem com sardas e a pele despida. Mas não.  Esta trend vem carregada de fake vibes. As sardas são claramente pintas desenhadas e o ar naive é trocado pelo ar tosco e rústico da coisa. É que se não for extremamente bem feito, parece só uma máscara de Carnaval out of time. Um big no no for me.
  2. O número 2 vai ser talvez o que vai gerar mais discórdia, mas: Fake nails. Desde o gel discreto ao gel excessivo, unhas falsas são unhas falsas. É raro o exemplo de unhas de gel que são de facto muito pouco volumosas ou que têm um ar natural. Sei bem que a intenção da maioria é mesmo não ter um ar natural, é brincar e exagerar com as unhas. Mas, na minha visão de inspectora fashion undercover acho-as quase sempre sinónimo de mau gosto, dão um aspecto pouco polido à pessoa e, acima de tudo, não são sinónimo de sofisticação.
  3. Número 3: Fake HUGE lips. Não desaprovo o aumento dos lábios. Há imensos casos que é mesmo uma questão de proporções e a aplicação de um simples baton deixa de ser um pesadelo. Há muitas de nós sem lábio superior, e, de facto uns lábios um bocadinho mais volumosos trazem juventude a uma cara. Mas leram-me bem, um bocadinho. E este bocadinho é o que 5% das pessoas faz, os outros 95%… They go BIG e BIG é feio, falso e tacky. Não sei o que se passa com as miúdas destes dias mas acho que não estão a perceber que na vida é tudo uma questão de balanço. Acho que estamos, enquanto sociedade, a perder o discernimento do que é humano, real e do que é falso, inautêntico e é completamente irrealista.
  4. Número 4: Sobrancelhas. Esta década foi extremamente focada na arte da sobrancelha perfeita. Desde produtos para preencher e fixar até ao Microblading, isto é, tatuar pigmento na sobrancelha. É verdade que uma sobrancelha arranjada e com o design certo, emoldura o rosto e sobretudo o olhar. Mas, as always, a sensatez perde-se e o  exagero apoderou-se internet fora em tutoriais de como conseguir e como fazer a perfect brow. Sobrancelhas gigantes, escuras, carregadas e quadradas. Qualquer coisa remanescente de um cartoon caracter que, mais uma vez, tiram a autenticidade da beleza e a tornam pouco feminina. Ao meu olhar, uma sobrancelha muito carregada dá um ar masculino ao rosto. A este exemplo, se adicionarmos uma makeup pesada temos a fórmula certa para um drag look. (Que não tem obviamente nada de mal. Apenas não é o que EU pretendo atingir quando me arranjo.)
  5. E este é o ponto 5, a maquilhagem exagerada. Já não é só uma base com cobertura total, é uma full coverage com um contouring hardcore, camadas e camadas de maquilhagem que não sei como, tornou-se essencial para o everyday makeup kit. Paletas com 40 shades e 30 pincéis e estamos todas a fazer makeup como se estivéssemos a concorrer a um concurso. O que aconteceu ao simples blush, mascara and red lips? Cada vez que paro para absorver o que me rodeia apercebo-me que menos é mais e que cada dia que passa é visivelmente mais sólida em mim a vontade de não aderir às tendências do momento. Primeiro porque não há harmonia entre estas e a minha estética e segundo, e mais importante, porque não me definem ou resumem enquanto mulher.

    Continuo a achar a beleza natural a mais bonita, os cabelos soltos e naturais (mesmo que com coloração) os mais bonitos, umas mãos arranjadas e discretas as mais bonitas. Sem grandes aparatos e exageros, acredito que a verdadeira excentricidade vem da personalidade da pessoa. Sou verdadeiramente uma viciada em beauty, mas em beauty real, pura e intemporal.

Deixo-vos com o meu  Countryside Look & Other Stories / Pictures Diana Serpins