Todas temos dias não. Por mais racionais e pragmáticas que tentemos ser, há dias que não têm volta a dar, a ansiedade e a sensação de “algo vai acontecer” instalaram-se e resta-nos aceitar que é ok termos dias assim. Não temos sempre de nos sentir super, super lindas, super maravilhosas, com vontade de fotografar e partilhar imagens nas social media. Há dias que o melhor mesmo é não ir às redes sociais, desligar da azáfama que é existir no século XXI e encontrar o equilíbrio possível em nós.
Sou apologista do quando eu estou mal, fico no meu canto. E o estar mal não é estar a chorar com o coração partido, ou irritada da vida com algo concreto. Muitas vezes acordamos apenas mais ansiosas, emotivas ou desmotivadas, e tudo isto é normal. O melhor que temos a fazer é encarar que sim, vai ser um dia mais difícil mas nem por isso menos produtivo. Acho sempre que estes dias nos ajudam a crescer e são até essenciais para o próprio autoconhecimento.
Nunca fiz meditação, não vou a ginásios e não sou adepta de chás. E estes são os 3 conselhos mais comuns para relaxar. Contudo eu tenho os meus, e vou partilhar com vocês aqui e agora.

1. ACEITAR que vai ser um dia mais difícil, e isto consegue-se com o amor próprio. Aceitar que hoje é um dia mais chato e que somos humanos e é normal ter estas quebras de motivação ou mesmo sentir que o mundo é um poço de injustiças, porque de facto é.
2. Fazer algo que nos faça mesmo, mesmo feliz. Seja fazer aquela compra online que tanto “precisamos” ou simplesmente comer aquele muffin de chocolate que realmente nos consola. É essencial mimarmo-nos e sermos as nossas próprias bffs!
3. Banhos de imersão e máscaras. Esta é, sem dúvida, essencial para mim. Há pensamentos que só um banho de imersão afunda, por mais poético que possa parecer. E há de facto qualquer coisa de mágico numa máscara facial. Fazer estas rotinas de beleza, que envolvem exfoliação, hidratação, etc são mesmo pequenos gestos que no fundo significam que estamos realmente a cuidar de nós. E fazer isto tudo enquanto vemos a nossa série ou lemos o nosso livro é só a cereja no topo do bolo.

Pearl face mask da SEPHORA

4. Desligar das redes sociais. Nada de ir ver feeds de Instagram e ver a “futilidade” que eu própria partilho no dia a dia. Em dias em que nos sentimos mais em baixo, a pior coisa que podemos fazer é ir para as redes sociais fazer “comparações” insconscientes. A frustração e o sentimento de impotência perante o nosso dia vai aumentar e não é isso que queremos.
5. CAMINHAR ajuda-me imenso, andar a pé ou bicicleta. Se estiver a chover muito váaa, arrumar gavetas. Acção no fundo. Libertar algum do stress e, ao mesmo tempo, fazer o bem, porque caminhar e arrumar a casa é fazer o bem.
6. Fazer o bem à séria. Perguntar aos amigos como estão, assinar petições, doar a instituições, reciclar, anything! O karma é isto mesmo.
7. Para mim, cozinhar é das melhores coisas para me abstrair e envolver numa actividade a 100%. Faz 8 anos que decidi mudar a minha alimentação para vegetariana e foi a melhor decisão que alguma vez tomei. Inventar novos pratos, adaptar pratos de livros…A cozinha é todo um mundo mágico onde de facto podemos ser masterchefs do nosso ninho.
8. DORMIR. O último é, talvez, o mais fácil mas, muitas vezes, dífícil de conseguir. Dormir bem para no dia seguinte não se repetir o quadro do dia anterior. Ir para a cama cedo e agradecer tudo o que de bom temos. Nunca passei fome, tenho família e amigos, cresci e vivo com saúde e amor. Posto isto, o que não há para agradecer? Os dias maus só existem para não nos cansarmos dos bons, riiight? Para ajudar nesta última dica, não vou deixar uma lista de ansiolíticos mas sim um spray da Rituals que aplicamos no ar e lençois antes de ir dormir. O The Ritual of Dao diz na embalagem que traz paz e tranquilidade, e traz mesmo.

The Ritual of Dao da Rituals