Muitos são os cuidados e rotinas de skincare que vejo internet fora. Seja através de novos produtos, vídeos no Youtube, Instagram e blogs.
É muito fácil, quando estamos com a pele fragilizada, também nós o ficarmos e irmos em tudo o que nos sugerem.
Mas eu venho dar-vos o melhor conselho: Menos é mais, menos é melhor, e, com a idade, cada vez mais noto a diferença que é usar, de facto, bons e poucos produtos.
Quando encontrarem aquele sérum, aquele tónico, aquela base que não vos falha, não hesitem e não mudem. Por muito caro que seja, pensem: Mais vale não comprar mais uma camisola fast fashion e não ir jantar fora tantas vezes, mas ter aquele dinheiro para aquele produto que não nos vai falhar. Como em tudo na vida, é uma questão de prioridades.
Falo-vos hoje disto porque, esta semana, em específico, me perguntaram muitas vezes o que fazia eu para ter uma pele tão boa. Bem, como qualquer mulher, pensei logo “não é assim tão boa!!”. Mas depois, avaliando no plano geral, é, porque tenho 37 anos e nunca fiz nenhum procedimento estético à cara.
Vou deixar-vos com os meus 10 truques ou, por outras palavras, o que eu faço/uso para manter a minha pele jovem, luminosa e saudável.
“Não vai funcionar com todas” Mentira. Vai. É básico como, não bebes água, a tua pele fica desidratada, não comes, emagreces, fumas, a tua pele reflecte isso. Há coisas que apenas não têm muita ciência, e esta, é uma delas.

1. Número um, nunca, ever, ever, eveeeeeeer dormir com maquilhagem. Acreditem, já tive muitas noitadas, daquelas de chegar a casa e nem conseguir vestir o pijama. Mas, mesmo de joelhos no chão (isto aconteceu várias vezes) eu removo toda a makeup e lavo a cara muito bem.
A pele regenera-se de noite e é muito importante não ter os poros bloqueados e sujos durante o sono. Poros limpinhos, pele feliz.

2. Hidratar muito bem a pele. Não existe o “ai a minha pele é oleosa por isso não a vou hidratar”. De manhã e de noite, é essencial usar um creme apropriado para o vosso tipo de pele. A Kiehl’s, por exemplo, faz testes grátis em loja e dá-vos amostras.

3. No Verão não saio sem protector 50 desde que me lembro que existo. Na verdade, devia usar o ano todo! Mas muitas vezes, como já saio de casa depois das 14h ou assim, deixo passar este passo e aplico somente o hidratante. O protector solar aplica-se sempre depois do creme de dia, é sempre o último passo.

4. Quando ando de avião não uso maquilhagem. Os aviões e os seus ares condicionados são, talvez, dos espaços mais nojentinhos que me consigo lembrar. Tudo num avião é um poço de germes. Por isso, antes de voar, faço uma boa máscara facial e hidrato muito bem a pele. Quando aterro e chego ao hotel volto a fazer o mesmo: Uma boa máscara e hidratar muito. O ar condicionado dos aviões é violentíssimo e resseca a nossa face como só um passeio de 15 horas no deserto o poderá fazer, e talvez nem isso.
É isto, voo apenas com a pele bem hidratada e livre de maquilhagem.

5. Alimentação. Vejam padrões que se repetem sempre que comem algo. O nosso corpo fala connosco através da pele. É o nosso maior orgão e aquele onde se manifesta logo o que de mal vai por dentro.

6. Álcool em excesso. Eu adoro álcool, espumantes, vinhos, sangrias… You name it!! Mas noto que quando exagero, a pele fica seca e com borbulhas. Seca e com borbulhas!! Há combinação mais marada?! Total e puro sinal de desidratação máxima.

7. Usar boa maquilhagem. Vejam os ingredientes das marcas que estão a usar. Ninguém precisa de ter 4 bases, 7 palettes de olhos, 50 batons… Mais vale pouco e bom. Poderia dizer marcas que JAMAIS vos aconselharia, mas isto não é sobe denegrir, mas sobre cuidar, por isso deixo-vos com algumas que são as minhas preferidas: YSL Beauty, Nars, Benefit, Too Faced, Marc Jacobs, Jeffree Star Cosmetics, a própria marca Sephora, entre tantas outras que de facto se paga um pouco mais porque não são feitas com giz.

8. Esta é talvez um pouco chocante. Eu não uso esponjas para me maquilhar. Já usei, usei muito no passado, mas sempre que usava, ficava com borbulhas. Por mais que as lavasse, desinfectasse… Apenas já não uso a querida beautyblender que não funciona mesmo comigo. Mas que reconheço ser maravilhosa para aplicar base, tudo! Mas para mim, notei um padrão e eliminei-o.

9. Tomar banho maquilhada….. O calor dilata os poros e toda a vossa makeup é absorvida. Queremos isto? Não! Por isso, primeiro remover a maquilhagem e depois banhinho.

10. Por último mas não menos importante: Beber água. É o máximo dos clichés mas é TÃO verdade. Eu esqueço-me, muitas vezes, de beber água, e quando não o faço a pele fica um deserto do Saara, triste, triste que nem um bom online shopping safa o dia. Comprem uma garrafa cute e andem com ela atrás. Beber água, água, água and that’s it!

Ajudei? Havia alguma dica que desconheciam? Tudo por vocês! Beijos e até para a semana.