Estou tão habituada à arquitectura da cidade de Lisboa, que me esqueço dos encantos do Norte do nosso país. E porque uso a palavra esquecer? Porque sempre que lá vou, fico maravilhada com a estrutura da cidade. Fico sempre com a sensação de amor à primeira vista. É preciso voltar ao Porto para perceber que não preciso ir a Madrid, a Barcelona ou a Paris para encontrar esta mistura de arquitectura contemporânea e antiga que flui tão bem. As ruas todas arranjadas, com boutiques, esplanadas, cantos e recantos pitorescos e romanos, onde há, verdadeiramente, beleza e vontade de ficar.
Fui ao Porto em Fevereiro, pleno Inverno, e voltar lá no Verão, com as ruas cheias de pessoas, imensamente turística e com as esplanadas repletas de jovens a beber cerveja e a aproveitar a vida, fez-me ver quanto o Porto é acolhedor.
Fiquei hospedada na cadeia de hóteis Mercure, no centro da cidade, na Praça da Batalha. O local não podia ter sido mais perfeito. Com a Rua de Santa Catarina, a segundos, e a zona ribeirinha a pequenos minutos a pé, consegui fazer a cidade toda sem pegar no carro.
No Cais da Ribeira fotografei toda a beleza dos edifícios coloridos e antigos tão típicos e que há anos não visitava, mesmo quando ia ao Porto. Fiz a Ponte D. Luís a pé, atravessei-a até Gaia. De volta ao Porto fui aos Jardins dos Clérigos, lanchei na esplanada do café Candelabro na baixa do Porto e vi o pôr do Sol nas Virtudes. Aqui, encontrei, mais uma vez, uma cidade jovem, acolhedora e super cool. Brinquei com um furão, ri e vi o Sol descer no Douro.
Voltei para o Hotel Mercure onde jantei com amigos, tive a noite mais calma e serena, pois o dia havia sido CHEIO. Acordei para o melhor pequeno-almoço (watch out France, os croissants aqui não devem nada aos vossos) e parti para Braga.
Quero muito voltar ao Porto e aproveitar a beleza do Douro. Vim de coração cheio mas com vontade de o encher ainda mais.
Deixo-vos o link do Hotel onde fiquei e fotos desta minha ida ao nosso Porto.

porto17OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAporto18porto1porto6porto4porto12porto13porto2porto5porto16porto3porto7

Até breve meu lindo Porto!!!