Cada vez mais vos tenho trazido temas relacionados com a cosmética e cuidados da pele. Isto acontece porque, na verdade, é mesmo assim que tenho existido no últimos meses.
Entre eventos, fotografias e apenas “esconder aquela borbulha”, dei comigo a usar maquilhagem todos os dias, e a usá-la não da forma como sempre a encarei, com alegria e entusiasmo. Usava-a para me aceitar ao espelho e conseguir sair de casa. Isto pode parecer muito dramático, e é! Mas é também verdade, que cada dor é uma dor, tem o seu peso, a sua razão e as suas causas e consequências. A acne é subvalorizada e violenta para a auto-estima. A acne que eu tive, era extremamente dolorosa, o rir, e até mesmo o sorrir, causavam-me dor. O lavar a cara era um sofrimento, porque tocar na cara era de facto doloroso. Falo no passado porque sinto, finalmente, melhorias e controlo na situação. Estou a antibiótico e a usar os produtos correctos. Mas o mais importante nisto tudo? Encontrar o médico certo. A primeira tentativa que fiz piorou ainda mais a inflamação. O meu médico actual, percebeu que a minha pele é uma pele atópica, sensível, mas que mesmo assim tem uma acne média. E como tal, não me está a tratar como se trata uma pele dita “normal” ou oleosa.
Já passei por fases, piorou, escamou, chorei, escondi-me um bocadinho e agora percebo, realmente, o poder da auto-estima. Ela é mesmo um escudo essencial para existir, especialmente nos dias de hoje, onde o nosso próprio telefone nos atormenta com imagens de perfeição de manhã à noite. As hormonas e os poros são mínimos comparados com o poder do stress. E é ok parar, é ok estar down e é ok não usar maquilhagem. Hoje é o quinto dia makeup free. Decidi deixar a pele respirar e perceber realmente onde eu quero chegar, e se passa pelo digital. Estou há 17 anos a reinventar-me na internet. Desde o DeviantArt, ao MySpace e ao Blog, tenho explorado a fotografia, o gosto pela moda mas, também, a exposição pessoal e directa da minha pessoa. Resumindo, muitos pensamentos para levar para 2018.

O que reter neste testamento? Todas as preciosidades que tenho aplicado no meu dia a dia: Tratar bem da pele. Usar protector solar sempre, mesmo no Inverno! Procurar produtos que digam não comedogênico, isto significa que não bloqueiam os poros. Beber muita água, mesmo sem sede. Usar maquilhagem oil-free. Procurar um bom dermatologista e confiar. O meu, é o dr. Vasco Macias da Clínica Ibérico Nogueira. Garanto-vos que não o vou largar. E, se como eu, estão a precisar de “intervenção divina”, asseguro-vos que o Dr. Vasco é o melhor.
Deixo-vos ainda, com os produtos que tenho usado e me têm ajudado a superar, sem exagero, uma batalha pessoal. Todo um love myself em processamento.

E por fim, estou a tentar encontrar alguma paz. A acne tirou-me isso. Por mais que eu tentasse, nada a fazia parar. A culpa não era minha e a solução também não era possível sem ajuda. Apenas tive, e tenho, de confiar.

Fotografia tirada em Agosto onde incrivelmente não tinha nenhuma borbulha ^^

Produtos bffs: O Cleanance Hydra da Avène e o TriAcnéal também da Avène, o Fusion Water 50+ da ISDIN, a base All Hours da YSL Beauty e o bálsamo de lábios rose balm dotcom da Glossier.