Passei a minha adolescência e juventude isenta de borbulhas, pontos negros e clearasil free. Foi preciso chegar à idade adulta, para problemas como poros obstruidos, oleosidade localizada e borbulhas constantes serem um problema. Sou capaz de estar, sem exagero, apenas uma semana por mês apenas livre destes dramas. As borbulhas, não só no queixo mas também nas bochechas, estão sempre a surgir e parece que nenhum gel, loção ou creme as fazem parar.
Mas porque acontece isto? Eu tenho, agora, ainda mais cuidado com a alimentação do que tinha aos 17. Bebo mais água, consumo quase nenhum queijo, chocolate ou laticínios. A minha alimentação é praticamente vegana. Faço desporto, não fumo, mudo as fronhas da almofada com bastante frequência, uso produtos bons e apropriados para o meu tipo de pele… Estão a chegar lá? Porquê?? Não estou eu a fazer tudo bem? Será o não me preocupar a solução para este problema? Será o eu pensar em demasia nisto, e torna-se assim uma questão de stress. E mais, será hormonal?
Tenho ido a consultas e estou a tentar chegar ao cerne da questão. A minha médica garantiu-me que cada vez mais lhe surgem mulheres nos 30 a queixar-se da Acne em idade adulta. Diz que é cada vez mais um problema recorrente e que, muitas vezes, só termina com a menopausa e que controlar a situação é o máximo que podemos fazer.
Já lá havia ido em Dezembro, altura em que fiz antibiótico e a Acne me desapareceu uns bons 3/4 meses. Mas entretanto voltou. Desta vez, apenas me receitou alguns cremes específicos e me pediu para não limpar a pele em demasia.
Estou só a usar Água Micelar, alguns cremes de rosto das linhas Sébium Hydra e Sébium Global da Bioderma. Exfolio no máximo 2x por semana com o Pumpkin Enzyme Mask da Peter Thomas Roth e faço algumas máscaras de hidratação. Este exfoliante era um exclusivo Sephora, e digo era, porque a marca não vai continuar a ser vendida cá. Mais uma marca a juntar à lista de produtos a comprar sempre que viajo, porque encomendar dos Estados unidos é sempre, sempre, uma epopeia.
Sei que não trouxe nada de novo a esta novela que, de certo, muitas de nós vivemos. Mas foi mais um testemunho e partilha, no sentido de “estamos juntas”, porque estamos mesmo juntas e só assim faz sentido.

Em cima, alguns dos meus super aliados de limpeza e hidratação. Em baixo, a usar a Face Mask de Pomogranate da Sephora. Face Masks are the best!