Sou completamente contra fundamentalismos e contra pessoas que nos tentam fazer lavagens cerebrais com ideias e doutrinas. Mas não é isso que venho fazer. Venho apenas partilhar a minha experiência, de forma livre, autêntica e pelo amor à natureza.
Desde muito cedo me apercebi que comer carne era errado. Tudo começa com ver os avós a matar porcos e galinhas, e a não querer comer esses mesmos animais que eu alimentei e vi crescer. E não comia.
Depois havia também a televisão. Não havia internet, mas havia televisão. E com os meus 7 anos, vi uma reportagem no canal 2, em como era feito o paté. E desde essa idade, nunca mais comi paté. E para quem não sabe como é feito o paté… Bem… Na verdade, o paté é feito com a mesma crueldade que quase todos os outros PRODUTOS animais o são. E realço a palavra produto, porque me dói mesmo usar esta palavra associada a um animal. Dói porque para mim, não há diferença entre um gato e um porco, entre um cão e uma vaca, entre um cachorro e um vitelo.. Vitelos que são retirados à mãe, para a mãe produzir leite para nós, e vitelos que vivem apenas semanas, para nós comermos carne tenra.
E como vivem estas vacas e estes vitelos? Não, não é em largos prados verdejantes e infinitos. Não é. Claro que os há, mas não é daí que vem a carne que alimenta a população deste planeta que come carne e produtos animais em todas as refeições, todos os dias. Estes animais vivem sem espaço, confinados a um rectângulo do seu tamanho, debaixo de luzes artificiais e a hormonas de crescimento. E o que uma pessoa que come carne está de facto a comer, é o sofrimento do animal, o seu stress e as hormonas. E quem fala em vacas, fala também no porco, nas galinhas e em todos os outros animais, que infelizmente nascem e vivem apenas para serem consumidos. Sem nenhum outro propósito.
E isto é terrível claro, matadouros! Ninguém gosta de pensar nisto, mais vale não pensar. Mas seria também impossível sustentar todos estes animais de forma ética, porque não haveria espaço neste planeta para tal. A quantidade de carne produzida é em tão grande escala, que seriam necessários muitos planetas Terra para os ter em prados e fazendas. Seria até, talvez pior para o planeta e ecosistema se assim fosse.
A solução passa por deixar de comer carne? Não sei, para mim sim. Para mim, essa foi a escolha. E desde que fiz essa escolha definitiva hà 7 anos atrás, que sou uma pessoa com muito mais determinação e saúde. Adoro cozinhar e saber que é uma refeição cruelty free. Adoro abraçar animais e sentir-me unida a eles, um grande #não à hipocrisia de fotos a abraçar animais que vamos comer a seguir…
E para quem acha que ser vegetariano e vegan é uma seca. Está tudo errado. Temos alternativas iguais para tudo. Podemos e comemos exactamente o mesmo que uma pessoa que come carne faz. Existem aliás talhos vegetarianos, e a hipótese de se viver em harmonia e paz interior. A desculpa de não consumirmos proteína suficiente e etc etc… tanto que há para ler, ver e saber!
Claro que nem todos queremos isto, ou nos preocupamos com isto. Mas esta é uma mensagem para quem gostava ou pensou algum dia se tornar vegetariano. E muitas de vocês já me mandaram mails a perguntar como consigo eu ser vegetariana e resistir à tentação de um bife.
Não resisto porque não há tentação. É tudo uma questão de objectivos, se o meu objectivo é não contribuir para a crueldade animal, o não comer carne é um acto menor numa lista infinita de coisas que posso e consigo fazer.
Não vos vou deixar links de videos da Peta. Está ao acesso de todos as imagens de como é produzida e mantida toda esta indústria. E ás vezes penso que seria muito mais feliz ao não ver estas imagens, ao não saber a realidade. Porque é difícil viver ao saber como a humanidade trata os animais, é muito difícil. E é ainda um caminho que fazemos sozinhos, mesmo que se tenha amigos vegetarianos, é uma caminhada e uma opção de vida.
E eu raramente falo nisto, aliás, quase nunca falo. Mas hoje decidi fazê-lo, porque estou decidida a ser vegan um dia, porque já sou 90% vegan, porque ser vegetariana mudou a minha vida, a minha forma de ser. Me tornou mais humana, mais saudável e preenchida. Se conseguir fazer com que uma de vocês tenha mais força para se tornar vegetariana, já valeu a pena este post.  Se conseguir passar a mensagem,  de forma a que me vejam como uma porta-voz de todos os animais, melhor. Se tiverem vontade de rir após isto, então talvez este não seja o vosso lugar... O meu lema de vida? : “Don’t be cool, be relevant”

Previous post

Next post