Nunca pensei ser possível deixar um destino de férias em lágrimas e soluços. Sou extremamente caseira e começo logo a acusar saudades de casa, mesmo quando estou a gostar de uma viagem. Mas Itália sempre foi diferente. Itália é, verdadeiramente, a minha segunda casa, a minha segunda Língua, o meu primeiro amor. Desde muito pequenina me lembro de ver o Topo Gigio e ficar fascinada com a sonoridade das palavras, o embalo das mesmas. Sempre soube: vou aprender Italiano!!

Esta viagem era suposto ter sido nos EUA. Felizmente, o meu pai conseguiu fazer-me mudar de ideias. “Outra vez para Las Vegas?! Mas já lá foste duas vezes…” e “gostas tanto das ilhas gregas, porque não vais a uma italiana?!”. Entre conversas e indecisões, Sardenha foi o destino escolhido. Estava garantido pelo meu pai de que iríamos amar!! Ele subestimou o poder dessa palavra. Eu estou de coração cheio (e partido) enquanto vos escrevo estas palavras, no lobby do hotel, antes do táxi chegar.

Poderia fazer uma ode ao mar azul turquesa, quente e cristalino. Mas as palavras são insuficientes para descrever a gratidão que sinto dentro de mim. Gratidão por ter experienciado toda esta beleza pura, simples e orgânica.

Desde o primeiro dia soube que ia amar a nossa lua de mel. E hoje estou certa que fizemos a escolha certa. Falei italiano todos os dias, e com o meu amor ao meu lado. Segura, segura e firme de todos os passos e sestas entre mergulhos. Esta viajem uniu-nos de uma forma que só quem se entrega totalmente a um lugar o pode experienciar. Nunca falámos inglês, rendemo-nos à essência do país e em “Roma, fomos romanos”. Na Sardenha fomos sardos. Em Portugal seremos o que quisermos, pois saímos daqui gigantes. Altos, imensos, acima das nuvens. Hoje tenho superpoderes: emocionada em esteróides e sem limites, convicta de que é um até já.

Obrigada, universo. Fazes sempre tudo certo. Afinal, ter a Bailey em casa à nossa espera era mesmo a força extra que precisávamos para suportar a dor de um, mesmo que breve, adeus.

Começa uma nova era. Tenho duas casas. E em ambas tenho amor. Obrigada Peppe, obrigada mãe, obrigada Hugo, obrigada mar mediterrâneo. E já estou a sorrir. Já estou a sorrir!! A vida é bela!!

Italia; ti amo!!! Vado con il cuore pieno ma anche spezzato a l’asciare quest’ isola .

Grazie mille Sardegna!!