Custa-me relembrar que um dia, num passado não muito longínquo, eu fui uma consumidora inconsciente e frívola.
Era-me impensável usar a mesma peça de roupa muitas vezes e, menos ainda, repetir alguma peça na mesma semana ou, muitas vezes, no mesmo mês.
Isto parece-me só que eu era o resultado de uma juventude criada à volta do boom do fast fashion. Com algum, razoável, poder de compra e uma vaidade sem fim, o meu closet é, desde sempre, uma perdição para uma típica rapariga portuguesa, de classe média, nos seus 20s. Muitas eram as lojas onde, semanalmente, deixava a minha mesada e, mais tarde, os meus ordenados.
Hoje, parece-me rídiculo (para não ser mais dura comigo) pensar em usar uma peça apenas e unicamente uma vez. Como assim não repetir?! Como assim não repetir um look!? Não usamos um prato só uma vez, ou 2 vezes, então porque o fazia eu com a roupa? Por que razão tratava eu a roupa de forma tão descartável e desapegada? A resposta é fácil: Quando não compramos peças especiais, não desenvolvemos ligação alguma com o artigo em questão, logo, a sua presença é efémera, descartável e substituível.
Com o passar dos anos, amadureci e apercebi-me do valor que é juntar um pouco mais e comprar “aquela” camisola de lã que custou 4x o preço de uma mas que eu gosto tanto que a quero usar, repetir e guardar para estações próximas. Gosto disto de dar valor às peças, de as estimar e saber que são uma extensão da minha forma de estar na vida. Se eu sou uma pessoa consciente a nível pessoal e ambiental, por que não o sou com o meu estilo?
E aqui vem outro ponto, o estilo não se compra nem é oriundo da quantidade de roupa que temos ou compramos. O estilo é pessoal e intransmissível, vem de dentro e deve ser ele a determinar o efeito que cada peça tem e ecoa numa pessoa.
Por isso, é muito importante apostar em básicos com qualidade, em cores sólidas, em peças que não sejam uma tendência demasiado 2019 e que em 2020 não farão sentido algum.
É suposto uma peça ser multiplicada em, pelo menos, 7 looks. É suposto termos peças que nos causem alegria e entusiasmo. Tanto entusiasmo que nos apeteça usar e usar em repeat. Como, por exemplo, este trench coat da Imauve. Quero usá-lo e tê-lo sempre no meu closet, quero peças únicas, bonitas, com atitude e qualidade.
O meu closet, cada vez mais reflecte a minha essência e isso deixa-me muito feliz.

Camisa Vintage na A Outra Face da Lua/ Calças Topshop
Trench Coat Imauve/ Carteira Bird on a Wire/ Sapatos Zara