Parece mentira, parece até impossível, mas é a mais pura das realidades. Cada vez compro menos e, como tal, tenho menos roupa, mas, tenho também mais opções de outfits.
Como é isto possível? Como posso eu conseguir fazer mais coordenados com menos peças para escolher. É simples, as minhas compras são mais inteligentes e selectivas. Já não disparo de forma aleatória para qualquer tendência, já não compro tantas peças non sense que apenas só as consigo coordenar de uma forma e, compro muito mais básicos e cores sólidas com as quais consigo mix and match zillions de outfits!
Tudo começa no acto da compra. Deverei eu comprar mais umas calças com um padrão bizarro que vou usar apenas uma vez? Talvez não. Mas deverei eu comprar um vestido com um padrão bizarro? Sim. Este vestido pode não só ser usado como vestido, mas com uma camisola por cima, podemos convertê-lo em saia, e podemos ainda usar com saltos, ténis ou botas, com ou sem collans, com ou sem casaco, com cinto, sem cinto, de mil formas. É importante pensar na versatilidade que uma nova peça vai trazer ao nosso armário.
É maravilhoso ter peças statement, mas é igualmente maravilhoso construir um guarda-roupa repleto de peças intemporais, que se coordenam harmoniosamente entre si e que permitem a sua multiplicação de uso.
Um jumper de caxemira num azul navy ou em cinzento permite-nos fazer coordenados ilimitados com vestidos, saias, calças, jeans e artigos de toda a espécie. O investimento em peças de qualidade e intemporais, fazem do nosso roupeiro um aliado e não o inimigo da hora de nos vestirmos.
A frase “tanta roupa e nada para vestir” faz sentido a quase todas porque de facto é mesmo isto que acontece, muita roupa mas muitos poucos coordenados.
Conseguir esta harmonia entre as peças que vamos comprando é algo que vamos aprendendo e intuitivamente consolidando dentro de nós. Um não e basta! às peças fast fashion carregadas de referências óbvias ao ano em questão e um sim gigante a peças de qualidade e sem prazo de consumo. No cinema, como na moda, são os clássicos que nos movem e se multiplicam.

Camisola Pepe Jeans/ Saia e botas Urban Outfitters/ Boina Topshop

Photographer Diana Serpins/ Edit Hella